O que é o Tarot?
O Tarot é um baralho de 78 cartas que se divide entre 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. É um espelho da nossa vida e da forma como encaramos cada fato ocorrido no dia a dia.
A palavra “arcano” significa “segredo” ou “mistério” e faz referencia ao grande mistério da vida.
Os Arcanos representam, de forma simbólica, tudo que existe no Universo e que o compõe, de forças espirituais a seres humanos.
Os Arcanos Maiores Representam indivíduos, personificam uma caraterística ou Arquétipo específico. Espelham a vontade humana, anseios, ideias, probabilidades e potenciais. Relacionam-se com a visão Macrocósmica da vida e das decisões do consulente.
As 56 cartas dos arcanos menores são quase correspondentes ao “baralho comum” (com a inclusão da figura do cavaleiro): cartas numeradas de 1 a 10 e as figuras do Rei, Rainha, Cavaleiro e Valete.
Elas também são divididas em 4 naipes:
Paus, que corresponde ao elemento Fogo,
Ouros, que corresponde ao elemento Terra,
Espadas, que corresponde ao Ar e
Copas, que corresponde à Água.
Existe uma infinidade de pesquisas e estudos sobre o Tarot e sua origem, mas nenhuma delas foi de fato comprovada.
Muitos acreditam que foi na Itália, outros na França, Espanha e até mesmo na Índia ou China. Outros ainda acreditam que vem da sabedoria do Antigo Egito.
Independente da sua origem, o Tarot é um instrumento de grande sabedoria.
Como o Tarot funciona?
Cada carta possui uma imagem, um nome e um número que constituem símbolos poderosos dotados de significados específicos.
Na sua acepção mais simples, o Tarot é uma linguagem universal que se expressa através de uma multiplicidade de símbolos arquetípicos.
Os Símbolos presentes nas cartas do Tarot criam uma ponte entre nossa mente consciente e inconsciente, dando luz a energias, forças e aspectos da nossa vida que estavam adormecidos ou despercebidos de nossa consciência.
Pense nas Cartas como letras, vogais e consoantes, que criam uma linguagem própria capaz de transmitir uma mensagem. Ao unir os diferentes arcanos, é como se você estivesse formando palavras e frases.
Uma leitura de Tarot terapêutica possibilita ao cliente entender melhor o que acontece com ele, ajuda a trazer luz a conteúdos inconscientes, clareando o que está impedindo ou facilitando os acontecimentos.
Ao clarear o que estava oculto no inconsciente, ajuda no autoconhecimento, na tomada de decisões mais assertivas e na escolha de como proceder diante de determinado assunto.
Não é necessário ser vidente ou ter algum “dom” para fazer interpretação das cartas do Tarot. Basta ter bom senso para compreender o que elas mostram.
Quem deve procurar uma leitura de Tarot?
O Tarot é uma ótima ferramenta para aqueles que querem compreender melhor o momento pelo qual estão passando ou estão em dúvida sobre determinado assunto.
Também ajuda a entender por que certos padrões se repetem na nossa vida ou o que está nos impedindo de alcançar o que desejamos.
A leitura terapêutica do Tarot auxilia no autoconhecimento e na ressignificação dos conteúdos, ajudando a observar as questões sob outro ângulo e a encontrar formas novas de lidar com elas, tornando a vida mais leve e próspera em todos os sentidos.
0 comentário